Não tenham outros deuses!

       Umas das “regras” mais citadas por Deus no primeiro testamento é justamente o fato de que Ele pede a seu povo que não tenham outros deuses além Dele somente. Isso se torna ainda mais forte quando analisamos os motivos desta verdade quando analisamos Êxodo 20:1. Vejamos:
1.       Eu Sou o Senhor. Deus está dizendo que somente Ele é Senhor. Ele é o “Kyrios”. O Senhor que ordena, que manda, que abre a boca e tudo se forma. Que define a criação de tudo e que faz o homem existir;
2.       Eu Sou o vosso Deus. Ele está dizendo que não somente o povo é Dele, mas que Ele é do povo. Que verdade poderosa. Deus, Senhor de tudo, está dizendo que Ele é o Deus do povo (de seu povo é claro);
3.       Que vos tirou da terra do Egito. Somente Deus liberta o povo. Ele é o grande libertador do pecado. Aquilo que ninguém jamais pôde fazer, Ele faz.
Porém além disso, Deus tinha exposto seu desejo do povo não ter outros deuses por um motivo bem importante: porque os outros deuses aceitavam suborno. Isso mesmo! Tudo era negociável. Eram entidades manipuláveis. São deuses que se dobram diante de sacrifícios, aceitam rituais, negociam com uma boa oferta, trabalham conforme o poder de barganha do oferta. Com Deus isso não funciona. Não existe abracadabra no mundo de Deus. Deus não tem senhas para abençoar pessoas. Ele é soberano; faz o que lhe apraz. Ele faz o sol surgir sobre bons e maus. E não cobra nada por isso. Deus deseja que seu povo perca essa visão distorcida Dele; uma visão que é herança do “Egito”. Vamos, conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor!

Boaz Alberto Sperber

0 Diga Algumas Palavras:

Blogger Template by Clairvo