Ação certa, motivação errada


 

 Jonas foi o maior evangelista que temos ouvido falar na Bíblia. Ele prega para uma cidade que tem aproximadamente seiscentos mil habitantes e todos se convertem e se prostram diante de Deus. Esse relato é do capítulo três. Porém o capítulo quatro nos aponta um profeta que deseja a morte. Por quê? Porque a cidade se converteu. Isso mesmo. Jonas está intrigado com Deus e desejando morrer porque seu sermão medíocre produziu o maior avivamento da história. Milhares de pessoas se renderam diante de Deus. Foram mais pessoas arrependidas do que no Pentecostes. Fico pensando porque existe o capítulo quatro do livro de Jonas. Se terminássemos no capítulo três, Jonas seria o maior de todos os pregadores. Porém o quatro nos revela que Deus sonda o coração. E o coração do profeta me mostra que ele fez a coisa certa, porém com a motivação errada. Ainda hoje este é um grande problema. Pessoas pregando o evangelho corretamente, mas com as motivações erradas. Relacionado a isso podemos citar três grandes perigos que nos cercam ainda hoje (segundo Hernandes Dias Lopes):
a.    Perigo de pregar aos outros e não usufruir da mensagem pregada: Jonas viu a mensagem pregada produzindo vida em outras pessoas, mas não produziu os mesmos efeitos no seu coração. O efeito foi o contrário. A palavra confronta os ninivitas e não Jonas. Ele é bênção, mas não é abençoado.
b.    O perigo de se cansar da obra e na obra: Jonas faz a obra porque não tem outra opção. O ministério havia se tornado um fardo e não mais um deleite. O profeta vê Deus providenciando vida, mas pede a morte.
c.    O perigo de se fazer a obra de Deus, mas não se deleitar no Deus da obra: o Deus da obra é mais importante que a obra. Somente quando esse senso de valor estiver bem guardado dentro de nossos corações a obra será feito com amor e não com obrigação.  Deus tem mais interesse naquilo que somos do que naquilo que fazemos e por isso Ele tem prazer em trabalhar em nós antes de trabalhar através de nós. Deus requer a motivação correta e não somente o trabalho bem feito.

 
Boaz A. Sperber

0 Diga Algumas Palavras:

Blogger Template by Clairvo