Precedentes do Pentecostes: Esperar


Se existe algo que faz a diferença em nossa vida cristã é esperar em Deus. Esperar com paciência no Senhor ainda é uma necessidade grandiosa para os dias de hoje.
Jesus havia feito a promessa de que o Espírito Santo seria enviado para capacitar os discípulos com poder, mas isto estava alienado à esperar em Jerusalém até o momento em que o Espírito fosse derramado. Deus havia dado uma ordem expressa de esperar. A promessa seria de fato realidade depois de uma paciente espera. A data do cumprimento da promessa? Jesus não traz uma data específica, existe apenas a promessa que se tornaria realidade “não muito depois destes dias”. O que fazer enquanto esperamos? Três coisas são importantes enquanto esperamos o cumprimento da promessa de Deus na igreja: a) perseverar: esse termo significa dar continuidade com firmeza àquilo que já estava sendo feito. Ou seja, prosseguir fazendo o que Jesus ensinou. Pra isso é determinando termos uma base sólida. A grande maioria das pessoas não passa pelo período da espera porque não tem base pra esperar; b) unanimidade: no caso da igreja, é preciso que todos estejam focados no mesmo alvo. Isso se torna ainda mais impressionante quando notamos a diferença de personalidade de cada um dos discípulos de Jesus. Humanamente falando, não é possível estarem no mesmo grupo, esperando a mesma promessa, pescadores e publicanos com zelotes e outros. Isso é impossível. A unanimidade só se torna uma realidade na igreja quando existe a ação do Espírito Santo de Deus. Somente ele pode unir pessoas de diferentes raças, níveis sociais, pensamentos em torno de um mesmo objetivo; c) oração: a oração ainda é o melhor veículo para um avivamento verdadeiro (junto com a Palavra). Todos os grandes avivamentos da história se deram através de um movimento de oração e súplicas. Orar é um ato de dependência. Ela marca o espantoso crescimento da igreja cristã. Mais do que nunca estamos necessitando de um poderoso movimento de oração em nossas comunidades começando antes, claro, dentro de nossos lares e de forma individual.
Quando esperamos perseverando com unanimidade em oração e súplicas, a promessa de Deus nos é enviada.
Minha oração é que o Espírito Santo nos desperte o entendimento para uma espera sadia para sermos testemunhas de Jesus até os confins da terra.

Boaz Alberto Sperber


0 Diga Algumas Palavras:

Blogger Template by Clairvo