Afinal, o que é misericórdia?


Do grego eleos (eleos), ela pode ser definida de forma simples e clara como a “manifestação exterior de piedade”. Ela denota necessidade por parte daquele que a pede/recebe e por outro lado, aponta para a capacidade de recursos por parte daquele que a demonstra para satisfazer essa necessidade. É usada em relação a Deus quando falamos que Deus é rico em misericórdia:
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou – Ef 2:4.
Nesse texto de Efésios podemos notar a capacidade de Deus em ser misericordioso para conosco. Através dessa misericórdia divina é que nos foi provida a salvação:
Não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo – Tt 3:5.
Notamos no texto de Paulo a Tito que o ser humano não garante sua salvação através de suas boas obras, mas através da expressão de misericórdia de Deus. Essa misericórdia se prolonga de geração em geração na vida daqueles que servem (temem) a Deus – Lc 1:50. Notadamente observamos nos textos citados que o Homem por mais reto e integro que seja, é dependente da misericórdia de Deus. Sendo assim, as Escrituras nos ensinam de forma corajosa orar em busca da misericórdia de Deus:
Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. – Hb 4:16.  
Paulo em suas cartas comumente desejava que seus leitores fossem grandemente alcançados por esta misericórdia:
A Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. – 1Tm 1:2.
E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus. – Gl 6:16.
A misericórdia de Deus para conosco tem seu ponto culminante na vida de Jesus, momento em que a salvação há de se completar. Misericórdia sempre é o ato de Deus de manifestar seu amor e traz como resultado na vida do Homem a paz. Com exceção de Gl 6:16, todos os outros textos bíblicos que falam de misericórdia e paz, os colocam nesta sequencia. Sempre vem a misericórdia que traz a paz. Dessa forma, a paz é a experiência no coração do homem resultante da misericórdia de Deus. Misericórdia é a atitude de Deus para com aqueles que estão em angústia. Nesse sentido, podemos dizer que somente os que foram alcançados pela graça (graça é a ação de Deus em direção ao perdido/rebelde/pecador) podem de verdade serem alcançados pela misericórdia que traz paz ao coração. Graça sempre vem antes da misericórdia no propósito salvívico de Deus. Podemos perceber isto nas saudações apostólicos nas cartas:
Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo.- 1Tm 1:2
A Timóteo, amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus nosso Senhor.- 2Tm 1:2
A Tito, meu verdadeiro filho segundo a fé que nos é comum, graça e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus, nosso Salvador.- Tt 1:4
Porém a misericórdia não é somente uma manifestação exterior de piedade de Deus para com o Homem. O Homem também é agente de misericórdia, visto que ele à recebeu de Deus e agora tem o dever de demonstrar piedade para com seu próximo. Vejamos alguns textos:
Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores.- Mt 9:13.
Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes.- Mt 12:7.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.- Mt 23:23.
Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo.- Lc 10:37.
Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo.- Tg 2:13.

Boaz Alberto Sperber


Um comentário:

  1. Parabéns irmão Boaz,muito bom seu bloog.edificação espiritual,com certeza .Deus o abençoe!

    ResponderExcluir

Blogger Template by Clairvo