Pai Nosso - verso 9

      O assunto oração é muito amplo na Bíblia. O artigo não tem como objetivo criar uma “doutrina única” sobre o assunto, mas visa somente fazer uma explanação do que Jesus nos ensina no texto de Mt 6:9-13. Para uma melhor assimilação, vamos falar sobre cada um dos versos que compõem o texto. Hoje falaremos sobre o verso 9 do texto citado.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

      Antes de tudo é importante lembrar que melhor do que orar muito tempo, é saber como orar com eficácia seguindo sempre o que a Palavra de Deus nos ensina. Orar de forma correta é essencial. Não posso comunicar Cristo com autoridade sem que tenha conhecimento Dele pra isso. Esse contato/comunhão nos é garantido através da oração: Uma via de mão dupla que nos mantém em contato com Deus.
      No verso 9 de nosso texto, Jesus, após dizer como não devemos orar (não seja hipócrita e gentio – versos 5 e 7 de Mateus 6 respectivamente) vai nos ensinar como devemos de orar. Lembrando sempre que precisamos viver a oração do pai nosso, estar dentro dela, orar de acordo com seus princípios e em momento algum torná-la um “mantra”. Como devo orar então? Devemos de orar a um Pai. O tratamento que os membros da igreja de Cristo tem como Deus agora é um tratamento de pai para filho. Isso nos é garantido quando fomos, através de Cristo, adotados como filhos por este Pai (Ef 4:5). Não oramos mais a um Deus longe, distante e desinteressado por nossa vida, mas oramos para um Pai, presente e interessado em ouvir nossa oração, desejoso de conversar conosco. Pai mostra bem aquilo que Deus é para seus filhos: cuidador, amoroso, disciplinador (no sentido de ensino e correção), consolador, gerador de vida, etc.. Note que este Pai é “nosso”. Isso nos fala que somente quem está dentro do corpo de Cristo tem o prazer de orar a este Pai. A oração do Pai nosso é feita por pessoas salvas em Cristo Jesus. A esfera da oração é a esfera do corpo de Cristo. Ele é Pai Nosso. Nosso mostra que tenho irmãos. Logo as coisas mais importantes não são as minhas, mas as nossas. A prioridade agora deixar de ser meu desejo e passa a ser as necessidades do corpo de forma geral. Isso me mostra que tenho que aprender a conviver com meus irmãos e colocar tudo diante deste Pai em oração. Quando falo tudo, falo que tenho que colocar nossas necessidades, nossos desafios, nossa comunhão, nossas dificuldades, ou seja, tenho que estar ligado ao corpo para orar ao Pai. Ele é pai nosso, que está onde? Nos céus. Ao mesmo tempo que estamos falando com um Deus tão próximo que é Pai, estamos falando com um Deus que está nos céus. Isso não quer dizer que Deus está somente nos céus. Deus está em todo lugar. Mas isso quer dizer que devemos sempre nos lembrar da soberania de Deus ao conversarmos com Ele. Ele é santo e soberano e por isso temos que nos dirigir a Ele com respeito e sabendo quem Ele realmente é. Depois, Jesus nos ensina a pedir/desejar algumas coisas que vem de Deus pra nós. A primeira delas é que o nome de Deus seja santificado. Em outras palavras, que o nome de Deus tenho peso em minha vida. Que o nome de Deus tenha valor em minha vida. O nome Dele não pode se tornar algo comum, mas sempre tem um peso de moldar nossas vidas. Que Ele faça a diferença em minha vida particular como também na comunidade cristã como um todo. Que realmente as pessoas vejam Deus fazendo a diferença em nosso convívio. Não podemos tratar Deus como qualquer coisa. Ele não é qualquer coisa. O nome que deve ter peso é o Dele em mim e não o meu diante dos outros. O nome de Deus fazendo diferença em minha vida se traduz em uma vida de adoração. Adoração é aquilo que rendemos a Deus (glória, honra e louvor) independente de circunstâncias.

Até o verso 10!

Boaz Alberto


0 Diga Algumas Palavras:

Blogger Template by Clairvo