Quem é Jesus?



 E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? Perguntou Jesus. – Mt 16:15 (NTLH)

Essa é uma pergunta que causa respostas diversas dentro da sociedade pós-moderna. As opiniões relativas a quem é Jesus são inúmeras: profeta, um grande exemplo, expressão máxima de amor, enfim, várias são as respostas. Mas, lendo calmamente a pergunta de Jesus aos seus discípulos, sinto um tom de insegurança em Jesus querendo saber o que os discípulos pensavam a seu respeito. Essa insegurança foi-me desfeita quando passei a meditar e estudar no texto. Jesus tinha um profundo interesse em saber qual era a opinião de seus seguidores a seu respeito. Eles já tinham uma opinião formada. Era um tempo considerável de convívio e já havia alguma intimidade. Mas porque está pergunta é tão importante? Por um simples fato: ele define minha salvação. Isso mesmo, ela define a base de minha salvação. O fato se torna ainda mais importante na pergunta, porque antes da opinião dos seus seguidores, Jesus questiona-os sobre a opinião dos outros. E as respostas são muitas: Elias, Jeremias, João Batista (não vou me deter em cada uma dessas comparações). E agora os doze são questionados sobre suas opiniões. Era como se Jesus estivesse dizendo: Legal! E vocês tem o mesmo pensamento? O que vocês pensam de mim? Vocês estão dispostos a andar na contra mão da opinião pública? Tem coragem de ter uma opinião própria e pessoal sobre mim? O fato mais interessante é que sobre a opinião da população “eles” responderam e agora na opinião própria, “somente” Pedro revela a opinião sobre quem é Jesus. A resposta de Pedro não poderia ser mais precisa. Acho que foi o melhor momento de Pedro no seu discipulado. – O Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo. – Disse Pedro. Que opinião poderosa e importante. Pedro está dizendo que Jesus não era simplesmente um homem com o Espírito de Deus. Que não era somente um profeta ou algo parecido. Ele disse que Jesus era “o” Filho do Deus vivo. O único Filho legítimo. Filho que não foi criado por Deus, mas que é a expressão do próprio Deus. Jesus é o “messias”: o libertador anunciado em todo o Antigo Testamento e que era aguardado de forma anciosa por todos. E que isso tem? Isso tem que somente através Dele podemos adquirir a vida eterna. Ele é Deus conosco; a solução de meu relacionamento com o próprio Deus. O local da pergunta é de muita importância: Cesaréia de Filipe. Era um distrito altamente idólatra. Baal (deus cananeu da fertilidade) e Pan (deus romano da fertilidade) estavam em todos os postes ídolos no local onde estavam os discípulos com Jesus. É bem possível que muitos estavam ali adorando diante dos postes ídolos e Jesus leva-os até este local propositalmente. Diante de muita adoração pagã a pergunta se torna ainda mais enfática e reflexiva: quem Sou Eu pra vocês, diante disso tudo? É diante de nossas maiores “paixões idólatras” que precisamos responder essa importante pergunta de Jesus. É justamente quando estamos diante de nossa idolatria por ícones esportivos, famosos da TV, bens materiais que nos levam ao delírio, fama, diante dessas coisas que mexem com todo nosso ser que devemos responder a pergunta de Jesus. Jesus não pode ser menos que o Cristo, o Filho do Deus vivo em sua vida.

Boaz Alberto

0 Diga Algumas Palavras:

Blogger Template by Clairvo