Poço furado


No relacionamento de Deus com Israel, sempre houve histórias e fatos que marcam nossas leituras no Antigo Testamento. É impressionante o cuidado que Deus tem com o Israel do Antigo Testamento. Desde o livramento do Egito, a caminhada pelo deserto, o maná que caia com o orvalho todos os dias, a água que jorrava da rocha, as roupas e calçados que não terminavam, enfim, é uma história incrível de um Deus cuidadoso com seu povo. O povo teve a oportunidade de um relacionamento ímpar com Deus e não aproveitou esse momento. Ao contrário o povo se afastou de Deus de forma idólatra e carnal. O texto de Jeremias 2:13 relata bem o que Israel fez com o Senhor nosso Deus. O povo estava vivendo com o “manancial” de águas e o trocou por cisternas rotas. Uma comparação bem interessante. O que Deus quer dizer é que o povo tinha com Deus, água limpa, pura, coisa boa. O manancial era uma fonte que jorrava água todos os dias. Não era água parada que se acumulava em poços quando chovia. Era uma nascente que “produzia” água a todo o momento. A vida com Deus é assim: uma fonte de águas novas a todo o momento. Uma fonte tão poderosa que nos alimenta diariamente e ainda nos leva a jorrar água aos que estão próximos a nós. Israel, não percebendo isso, cometeu dois pecados com este manancial: 1. Abandonou o manancial de águas vivas. Ainda hoje muitas pessoas, abandonam Cristo, o manancial de águas vivas. Largam a fonte da vida e do vigor. 2. Cavam pra si cisternas rotas. Cisternas são poços cavados pelo Homem para armazenar água da chuva. Essa água pode saciar a sede, mas ela conta com a sujeira que é trazida com a água escorrendo pelos montes e valados para dentro do poço. Além disso, a água fica parada dentro do poço, sofrendo a ação do sol e de outras intempéries. Se isso não fosse o suficiente na comparação, essa cisterna era rota, isto é, rachada. Era uma cisterna furada. Além de ser água da chuva que se acumulava, o poço estava furado. Não podia sustentar a água acumulada da chuva. Que problema pra um povo que depende de água para sobreviver.
Pessoas fazem o mesmo hoje. Sem se dar conta, largam Jesus e correm atrás de outros “fenômenos” espirituais e no fim percebem que abandonaram o manancial de águas e construíram para si cisternas rotas que não saciam a sede como deveria. Poços furados que não armazenam aquilo que cai dentro deles.
Tem um jeito de mudar isso: abandone esse poço furado e corra pra o manancial de águas, Ele está disponível ainda hoje pra você. Jesus te espera ainda!



Boaz A. Sperber

0 Diga Algumas Palavras:

Blogger Template by Clairvo